quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tutorial: Rodando plugins VST no Brainspawn Forte

Esse tutorial vai te guiar para que você possa dar seus primeiros passos nesse maravilhoso mundo da música por computador, ensinando, passo a passo, a configurar seu Brainspawn Forte pra ficar pronto pra uma performance ao Vivo!!!!


Importante: Antes de Abrir o Programa Brainspawn Forte, certifique-se de que o Controlador e/ou a placa de som estão ligados e funcionando!!!!!!!!!



Configurando o Dispositivo de Áudio:

Abra o Brainspawn Forte;

Vá em Options > Preferences;


Na janela que abriu, vá em Audio Options;


Marque a caixa de Seleção "ASIO" ou "WDM/KS" . No nosso exemplo, vou usar ASIO;



Agora o Programa vai querer reiniciar. Dê um OK na caixa de diálogo e deixe o programa reiniciar;



Siga todos os passos novamente. Quando você chegar em "Audio Options" a tela vai estar mostrando as Placas de som ASIO que você tem. Selecione a placa que você achar melhor. Em nosso exemplo, eu selecionei o ASIO4ALL.


 O Brainspawn Forte não trabalha bem com o Driver asio4all, então eu recomendo que você use, uma Placa que já tenha o Driver ASIO (como por exemplo, a placa que vem no seu controlador), ao invés de usar o ASIO4ALL. Se você quiser usar sua placa de som on-board, basta manter, na caixa "Audio Driver", a caixa de seleção  "WDM/KS".

Se você quiser configurar a latência da Sua placa ASIO, clique em "ASIO Control Panel", dentro da caixa "Audio Driver".  

Essa é a tela de configuração do ASIO4ALL:




Essa barra controla a Latência do som, ou seja, quanto mais pra esquerda, menos atraso no som, e quanto mais pra direita, mais atraso...

Ok, Vamos agora começar a usar nosso Host de VST's!

Carregando Plugins VST 

Antes de mais nada, vale lembrar que o Brainspawn Forte Reconhece todos os plugins que estão no Cubase: Então, para instalar um novo plugin VST, se ele não tiver instalador, você deve copiar ele para "C:\Arquivos de Programas\Steinberg\VSTPlugins".


 Vá em Instrument > Add:

 

Observe que o Menu que você abriu está dividido em Quatro Partes:  A primeira (Favorites) é onde ficarão seus favoritos; a segunda (Brainspawn, etc...) é dos "Plugins de Marca", tipo Native instruments e Steinberg, a terceira parte (Instruments 1) é dos plugins que "não têm marca", e a quarta é a lista dos plugins Mais recentes. A maioria dos Plugins vai estar em (instruments 1), mas se você tem um plugin e não achou ali, tente procurá-lo na segunda parte.

Prosseguindo...

Coloque o Mouse sobre "Instruments 1". Aparece uma lista de plugins. No nosso exemplo, vamos escolher o Minimogue VA, que pode ser baixado nesse mesmo blog ou clicando aqui

 


Observe que agora o Nosso VST apareceu discretamente no Pé da Tela, com o nome de "Minimogue VA":


Agora vou explicar cada parte da tela:

 


Seguindo os passos dados até aqui, você pode rodar um único plugin tranquilamente, mas isso seria um desperdício!!! Vamos abrir mais plugins!!!!

Abrindo Vários Plugins e trocando os sons pelo Controlador

Abra mais dois plugins:. Em nosso exemplo, vamos abrir o MrRay22 e o ORGANized Trio. Vai ficar assim:

.


Hora de separar os Plugins!

Agora vem a parte mais interessante: vamos separar, de modo que cada instrumento seja executado separadamente.Primeiro, vamos usar o Minimogue VA. Clique no "M" de todos os outros plugins, para que o Minimogue VA fique sozinho. Vale lembrar que, se você quiser usar o Minimogue VA, você deve Mutar todos os outros ao invés de solar ele, se não, não dá certo! Assim:


Agora dê um clique com o botão direito nesse Visor verde escrito e selecione "Save Scene As...". Digite "Lead".
 

Repita esse procedimento, desde o título"Hora de Separar os plugins"  com os outros plugins também. Se tudo der certo, seu programa ficará assim:




 Agora, clique no monitorzinho, no canto inferior esquerdo próximo ao visor verde maior, para abrir uma caixa de diálogo:



Na janela que se abriu, vá em "Enable Scene Change on Midi Program change, selecione "All ports" e em seguida, "All Channels. Clique em "Close".

Teste para ver se seu controlador está trocando o plugin por meio do "Program Change".

Pronto! Agora você pode tocar suas músicas sem nem precisar tocar no Micro!!

Aguardem por novos tutoriais de como programar os controladores também!! até a próxima!!


12 comentários:

Unknown disse...

Show de bola flavinho, fico feliz por conhecer pessoa q nem vc, que nos ajuda....um abraço man, continue sempre assim q Deus irar te reconpensar

Ricardo disse...

Ola amigo eu estou tendo problema na hora que eu abro o reason vc pode me ajudar cara add meu e-mail o que eu deve fazer pois quando eu abro o reason la ele fecha o fort abraco fike com Des rick_mazzi@msn.com

BANDA PAIXÃO NORDESTE disse...

OLÁ AMIGO COMPREI A POUC TEMPO UM FORTE COM EM VC .GOSTARIA DE SABER POR QUE ELE NÃO ESTAR NOMEANDO AS CENAS ASSIM COMO NO TUTORIAL ACIMA O MEU FORTE AQUI SÓ NOMEA AS CENAS DE DENTRO DA SELECLIST .GOSTARIA DE SABER TAMBEM COMO EM POSSO CRIAR ATALHOS PARA MUDAS AS CENAS .TIPO ASSIM USANDO A TECLA 1 PARA CENA 1 E ETC.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vader disse...

ola amigo, como faço para usar o kontakt em conjunto com o forte??
email: vaisotu@hotmail.com

jadilson disse...

Olá, Flavinho! Você é mais um destes que aparecem para fazer acontecer coisas boas, como dar dicas, na vida da gente que lida com teclado e tecnologia.

Anônimo disse...

ola,nao consigo add vst no forte ,tenho o nord 3,

MarceloGM disse...

Muito bom, Flavinho. Consegui configurar e rodar os vsts no forte com suas explicações.
Mas tô com um problema: após configurar tudo, quando tento salvar aparece uma mensagem de que na versão demo não é possível salvar. Aí, quando fecho, perco todas as scenes que configurei.
Sabe como posso guardar as scenes?
Valeu.

Anônimo disse...

Tento carregar os plugins, mas não existe pasta steinberg no meu PC, é devido a eu nao usar o Cubase. Portanto é obrigatório o uso de Cubase a qual não enetndo bulhufas???

abço e parabens

Riva Stereokromatik disse...

Tá, beleza... só que quando mudo os vsti de um pra outro usando o mute, ele 'corta'... por exemplo, se estou usando um pad, ou string q tem um release grande, se mudo pra outro, ele 'corta' o timbre, pois ele muta este para q outro funcione... nao tem como resolver isso?

Grayfados disse...

Cara me dá uma ajuda... to tentando rodar o Forte aqui soh q ele diz : "
No Available Hardware... No suitable Hardware outputs were found." Minha placa de audio eh on-board mas ta funcionando de boa... !

DINHO disse...

Como faço para baixar?